quinta-feira, 4 de março de 2010

As Conchas de Caboclo

As Conchas de Caboclo

Conchas Abertas

Fala o Caboclo

1

Caboclo Gira-Mundo

2

Caboclo Pena-Branca

3

Oxossi

4

Cabocla Jupira

5

Caboclo Ubiratã

6

Caboclo Araribóia

7

Cabocla Jurema

8

Índio Jaceguai

9

Cabocla Uitacira

10

Cabocla Tupiara

11

Caboclo Uitatiara

12

Pajé

1 Concha Aberta - Gira-Mundo - Diz que a pessoa deve ter cuidado porque tudo está em perigo para si. Evite pessoas falsas e declaradas, que se fingem de amigos. Tem prenúncios de feitiçarias sendo o princípio de tudo. Deve passar um pinto preto no corpo, untá-lo com mel de abelha e soltar na mata, entregando a este caboclo, e acendendo 2 velas verdes.

2 Conchas Abertas - Pena-Branca - Esse caboclo que se apresentou, traz muita luz e desmbaraço, diz que o consulente vai sair vitorioso nos seus negócios ou doença. Deve ser feita uma oferenda de flores brancas com mel de abelha, ir a uma mata, pedir licença e entregar a este grande caboclo, fazendo 3 pedidos que desejar.

3 Conchas Abertas - Oxossi - Esse ilminado diz para a pessoa ter cuidado com a polícia. Procure fazer uma oferenda a Oxossi.

4 Conchas Abertas - Cabocla Jupira - Avisa: Sendo mulher que faz a conculta, deve cuidar-se, pois pode ter problemas com intestinos. Aconselha-se fazer o seguinte:Fazer um doce de banana com mel, colocar num alguidar de barro, enfeitar com penas de guiné e procurar uma mata que tenha rio passando por dentro. Colocar esse despacho na margem do rio, acender 7 velas brancas e oferecer à Jurema. Para ser aceito, deve ser feito em dia de terça-feira ou sábado.

5 Conchas Abertas - Ubiratã - Esse caboclo é o médio dos caboclos e dos índios. Se a pessoa estiver com algum problema de pele, deve procurar as seguintes ervas: gitirana, melão de S.Caetano e junça. Cozinha tudo e banha a parte infeccionada com o chá, 3 dias seguidos. No último dia apanha o bagaço das ervas, vai à mata ou matagal e deposita juntamente com uma garrafa de mel. chegando em casa, acende 1 vela branca ao lado de um copo de água e oferece a esse caboclo.

6 Conchas Abertas - Araribóia - Esse caboclo diz que a pessoa que ele representa é muito egoísta e tem mania de passar os demais para trás, pensam muito em riqueza e quase não pensam em si, sendo a causa de não durar em empregos e fazem negócios sem futuro; alguém tenta prejudicá-lo com feitiço. Deve procurar se corrigir e pedir ajuda aos Senhores Mestres.

7 Conchas Abertas - Jurema - A pessoa está sendo vítima de falsidades. Deve manter-se me silêncio se souber de algo perigoso ou cairá em abismo. Deve esperar uma surpresa não muito agradável. Para sua protecção deve acender 3 velas brancas dentro de um prato branco ao lado de um copo com água. Em outro prato deve colocar flores brancas com mel a essa cabocla.

8 Conchas Abertas - Índio Jaceguai - Este índio avisa que a pessoa está sendo vítima de feitiçaria. Tenha cuidado pois pode cair gravemente em perigo. Para cortar este mal, faz-se o seguinte: pega-se um preá, mel de abelha, uma vela branca, flores brancas, uma garrafa de vinho tinto. Vai a uma mata em dia de quarta-feira e sacrifica o preá em cima de folhas de cabaço, juntando o mel e as flores debaixo de um pé de pau limpo, deixa a garrafa de vinho aberta e pede o que desejar.

9 Conchas Abertas - Uitacira - Essa cabocla traz recado para moça que vai ou deseja casar e ser feliz. Deve fazer uma promessa a essa cabocla e levar um buquê de flores brancas a ela, numa mata, e mel de abelha. Deposita e diz: "Ó grande cabocla, trago-te flores para o meu matrimónio e mel para minha vida ser mais doce e meus desejos realizados. Isso deve ser feito em silêncio e segredo, no final deve acender um barandão para s.António e fazer o mesmo pedido.

10 Conchas Abertas - Tupiara - A cabocla avisa que a pessoa tem flechada de caboclo e obsessor. Deve tratar-se com os senhores Mestres.

11 Conchas Abertas - Uitatiara - Se essa caída sair 3 vezes, é aviso de que o problema não é para caboclo.

12 Conchas Abertas - Grande Pagé - Avisa que pode ocorrer muitas coisas ruins, tais como: crime, disoutas e dificuldades na vida do consulente. Poderá ter problemas com imóveis e nos negócios em geral. Deve tomar banho de limpeza com ervas de caboclo.

12 Conchas Fechadas - O jogo deve ser suspenso e a pessoa deve voltar três dias depois, tendo em vista que o consulente está muito carregado, neste caso o babalorishá passa uns banhos para a pessoa tomar, para aliviar a pessoa. Após o banho, voltar ao terreiro, para que o babalorishá possa iniciar uma outra jogada.

Um comentário: