quinta-feira, 4 de março de 2010

Mentores Espirituais

Veremos agora alguns de nossos mentores espirituais como segue:

Almas ou Eguns – espíritos que ainda não tem consciência do seu estado e que aproveitam da oportunidade para atuares com o encosto nos irmãos, transmitindo-lhes uma série de problemas.

Baianos – espíritos que viveram na Bahia e no nordeste em geral, de grande força, atendem aos irmãos minimizando seu sofrimento.
Boiadeiros – espíritos de vaqueiros, boiadeiros, chefes de comitiva, que fizeram sua passagem para o mundo espiritual em acidentes relativos ao seu trabalho, de grande firmeza atuando com o conhecimento de folhas, mel, entre outros.
Caboclos – espíritos de índios das tribos brasileiras espalhadas por todo continente. Existem correntes filosóficas dividindo este item em dois, caboclos estradeiros (baianos e Boiadeiros), e caboclos de pena (Sete Flechas, Pena Branca, entre outros) atuam nas matas.
Crianças – espíritos de pequenas crianças brancas ou negras, que atuam nas praias, nos jardins, de grande força e com um poder muito grande de conseguir o que quer em favor dos irmãos.
Ciganos – espíritos andarilhos, de ciganos, com grande conhecimento da medicina astral, gostam de bons vinhos, cigarrilhas, excelentes dançarinos, jogam cartas, e são muito festeiros, fazendo grandes fogueiras para suas festas. Gostam de brincos, moedas antigas e outros adornos. Usam também bons perfumes, falam em espanhol ou romanez.
Marinheiros – espíritos de marítimos, comandantes, moços de convés ou piratas, atuam na beira do mar, e apresentam-se com passos tortuosos, pois dizem que é o “tombo do navio”.
Pretos-Velhos – espíritos escravos de negros africanos, com toda sabedoria trazida consigo. Utilizando tocos para sentar, café amargo ou doce, cachimbo, rezas e mirongas. Todo preto-velho tem um cachorro (Exu) que é seu ordenança, sempre aguardando suas ordens. Povo de muita força e magia ..
Povo D’Água – espíritos de grande força e mistérios, não falam e apresentam-se com bailados e cânticos misteriosos. Outras guias como as Sereias, serpenteiam no chão, como que estivessem dentro d’água. Observamos neste momento, que os santos, guias, que vieram da áfrica com os escravos, que são cultuados hoje em todos os terreiros, são representados por imagens brancas, tão somente pelo sincretismo; que comparou os orixás co os santos católicos. Esclarecendo que, os orixás são negros e não loiros de olhos azuis.
Exus – espíritos de grande força, comandados por uma austera hierarquia, porém, as camadas mais baixas, requisitam presentes (obrigações, despachos) tentando subir na luz. Alguns grupos dizem que é da esquerda ou direita, porém, são entidades de luz que merecem todo nosso respeito,

Nenhum comentário:

Postar um comentário