quarta-feira, 3 de março de 2010

A Grande Sabedoria de Preto Velho

A Sabedoria dos Pais-Velhos que nos ensinam o valor dos cruzamentos.
Ensinam-nos os Abençoados Preto-Velhos que só após cruzarmos o solo diante de alguém e pedirmos licença ao seu lado sagrado, esse lado se abre para ouvir o que temos a dizer-lhe. Tudo o que falamos, ou falamos para o lado profano ou para o lado sagrado dos outros com quem conversamos! Seu significado só pode ser revelado ao lado oculto e sagrado de seu espírito. Devemos cruzar o solo diante dos pés da pessoa que se presta a ouvir ensinamentos, pedindo ao Sagrado Orixá Obaluaiyê que abra uma passagem entre os lados ocultos e sagrados dos nossos espíritos senão o ouvinte não entenderá o significado e a importância da palavra sem os cruzamentos. Mas os Sábios Pretos não cruzam apenas os terrenos, caminhos e pessoas. Eles tem o sagrado habito de cruzar tudo com que ele trabalhe e por isso Eles tem uma alta proteção espiritual. Tudo isso funciona como uma reverencia e pedido de licença, pois o Sábio percebe a presença ou proteção dos Sagrados Orixás. Assim Ele pede licença como se estivesse compartilhando os objetos com os verdadeiros donos desses materiais.
O Sábio Preto-Velho cruza até mesmo o ar para que Obaluaiyê venha a abrir uma passagem nele para que suas palavras cheguem até os seus ouvidos através do lado sagrado dele senão elas não chegarão ao lado sagrado de seu espírito e não entenderás o real significado delas ao revelar-lhe um dos mistérios do meu pai.

O Preto-Velho acredita que tudo tem dois lados que seria o sagrado e o profano. Quando nos assentamos no lado sagrado das coisas, aquietamos nosso espírito e só falamos em voz baixa para não incomodarmos o lado sagrado delas.

Dizem até que na lenda dos três reis magos, um era negro, em homenagem aos sábios preto-velhos que conhece o lado sagrado e interior, sendo capaz de abrir a existência do lado sagrado das coisas; o da existência de passagens entre esses dois lados, etc.

Possivelmente foi através da crença dos Pais-velhos que compreendiam o Sagrado corretamente que a cruz tem hoje o sentido correto tanto na forma simbólica, quanto no uso ritualístico. Também através dos conhecimentos deles determinou-se que em todos os túmulos cristãos deveria haver uma cruz, que é o sinal da passagem de um plano para o outro, segundo ensina os Pais-Velhos da Corrente de Umbanda.

Por intermédios dos Sábios Pais-Velhos também se criou à figura de Lázaro, cheio de chagas, para adaptar o orixá da varíola ao cristianismo. Na verdade, criou-se o sincretismo cristão, e dai em diante muitos outros, uma começaram a adaptar os mistérios de muitos povos ao cristianismo, fundamentando a crença dos muitos seguidores de então da doutrina humanista criado por Jesus. E os chefes católicos criaram os concílios para oficializá-los e torná-los dogmas. O que compreendemos nisso tudo que a doutrina não nasce completa e que os conhecimentos sagrados vão se revelando aos poucos.

Outras coisas os Pais-Velhos nos ensinou aqueles que não se curvam ao sagrado, mas tenta tirar proveito do culto as coisas santas em proveito próprio, deixará essa terra e voltará a rastejar nas sombras das trevas mais profundas. Então que todos nós possamos tirar proveito dos sábios ensinamentos dos portentosos Pais-Velhos que sempre buscaram deixar ensinamentos de paz, amor e reverencia aos Senhores da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário